OUTDOOR: CONTRASTES DE UMA ORDENAÇÃO URBANA E DA POLUIÇÃO VISUAL
Autores: Cayo Silva / Carol Rebouças / Evaldo Lima
RESUMO
Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. E, o emprego dessa língua se efetua em forma de enunciados, e, estes refletem as condições específicas e as finalidades de cada campo, pelo estilo e pelos gêneros utilizados. A comunicação visual é um dos gêneros mais antigos e diversificado das formas de comunicação. Ela pode ser observada antes mesmo do estabelecimento de um padrão de comunicação, através das marcas encontradas nas paredes das cavernas. Este artigo aborda a importância da comunicação visual, especificamente, do outdoor como meio de comunicação de massa e os problemas decorrentes com a poluição visual do espaço urbano no qual ele está inserido. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira delas é responsável por um resgate histórico do surgimento e da consolidação do outdoor, a segunda trata da ordenação do espaço urbano e a última parte faz considerações acerca da continuidade do uso indiscriminado do outdoor nos grandes centros urbanos.
Palavras chave: mídia exterior, propaganda ao ar livre, organização do espaço público, outdoor, poluição visual,
terça-feira, 21 de julho de 2009
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
OI LESA CONSUMIDOR DE TELEFONIA MOVEL

Hoje realmente estou revoltado. É abominável a forma como a operadora de telefonia móvel OI vem tratando os seus usuários. Alegando problemas
técnicos da rede, desde o dia 23 de dezembro de 2008 alguns telefones da referida operadora não realizam ligações e ela não se manifesta, tão pouco está preocupada com a situação, a operadora sabendo da existencia do problema não criou nenhum tipo de atendimento para tratar do problema, uma vez que toda vez que falamos com o call center a unica informação que temos é de que o problema está sendo tratado, porém diariamente o prazo para a solução é adiado sempre para as 18 horas do dia seguinte. É revoltante, faz 30 dias hoje, e nada está sendo feito.
Entrei em contato com a Anatel, esta parece alheia a situação, e tambem não oferece um suporte que dê uma posição real ao usuário.
Será se a OI com toda a sua liberdade de escolha, resolveu escolher eesnobar os seus clientes? Será se ela acha que por está com boa fatia do mercado não precisa se preocupar com a forma como está oferecendo atendimento? Porque estas empresas não respeitam o código de defesa do consumidor? Quem vai arcar com os prejuizos
que os usuários vem tendo. O mais interessante, é que as faturas são enviadas normalmente. Por exemplo, a minha fatura foi debitada da minha conta como se nada estivesse acontecendo, ao questionar sobre o estorno do valor, a resposta que o atendente deu foi de que a franquia estará disponível quando o serviço voltar as 18 horas do dia seguinte, coisa que nao vem acontecendo, uma vez que esse dia seguinte nunca chega. Ao propor para a operadora a compra de um novo chip e que a mesma direcione as ligações para esse, a informaação que obtive foi a seguinte: "Caso o senhor queira habilitar esse serviço, poderá fazê-lo, porem sera cobrado normalmente como um serviço adicional".
Sim, e os meus direitos, posso eu, que uso celular nas minhas atividades comerciais desligar o chip somente porque a minha operadora nao consegue resolver seus problemas? Será se tenho que adquirir um aparelho só porque a OI não consegue me dar soluções? Quem vai arcar com o custo do aparelho? EU??
Posso até mudar de operadora devido a portabilidade, mas e os serviços que me foram vendidos, sim, porque adquiri um pacote, devido os serviços, agora eu vou perder, Eles vão me reembosar pelos investimentos iniciais que fiz no plano somente para obter beneficios depois?
Quem usa celular quer comodidade e paga por isso, assim, não tem porque eu ter um celular paenas para receber. Cadê os meus serviços de SMS e ligação. Ao usar o meu celular, pelo qual eu pago o serviço, a unica pessoa com quem consigo falar é com o atendimento virtual da Oi e em seguida com um atendente com um atendimento irritante que pede para aguardar para as 18 horas do dia seguinte há exatos 30 dias. "Senhor o prazo que temos no sistema é de que amanha as 18 horas voltará ao normal"
Usuário do Plano OI controle
Telefone 85 8705.3722
Marcadores:
celular,
consumidor,
Oi,
reclamaçoes,
telefonia movel
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO... ESTUPIDEZ

Barack Hussein OBAMA, 44º presidente dos EUA, indecifrável, até mesmo para quem já leu os livros "A Origem dos meus sonhos" e "A Audácia da Esperança: Reflexões sobre a reconquista do sonho americano". Diga-se de passagem uma poderosa ferramenta de marketing em tempos de campanha.

Aliás, vale ressaltar que uma das mais promissoras campanhas de marketing digital já conhecida, foi a da campanhado novo presidente americano, que recebeu por internet milhões em doações.
Enfim, voltando-se ao dia de hoje, 20 de janeiro de 2009. Com a grande crise mundial, Obama recebe o país com uma economia enfraquecida, população desacreditada, e segundo suas próprias afirmações, tudo isso é "conseqüência de ganância e irresponsabilidade" (alfinetada no Bush), e ainda volta a responsabilidade tambem para a sociedade e todos os governos daquele país, quando diz que é "uma falha coletiva em se fazer escolhas difíceis". Enfim, os problemas não são poucos, além da imagem internacional arranhada, os EUA tem problemas internos como casas perdidas, negócios fechando, escolas ruins, saúde em queda, altos índices de desemprego. E essa imagem imagem o novo presidente retratou em seu discurso, transparecendo claramente a fraqueza de um país outrora dominador, agora com um espírito quebrado, sem propósitos e sofrendo de "uma confiança enfraquecida".

Tá, você pode perguntar, o Cayo é especialista em política? Te responderei, não, mas como telespectador, o que vi hoje foi uma pessoa brutalmente rotulada, e diga-se de passagem enfaticamente de "Presidente NEGRO", celebridade ou não, como algumas mídias o estão colocando, acho que todos deveriam repensar na palavra rascismo, porque não diziam o 43º Presidente BRANCO (ao tratar do George W. Bush - apesar do seu famigerado rótulo de caubói solitário), mas esse tinha que receber o título em destaque de NEGRO, por esse tipo de atitude, é que temo o novo governo norte americano, será essa vitória eleitoral apenas para quebrar paradigmas? Não temos como negar que Obama é um excelente orador, e ainda que o seu discurso de posse tenha sido escrito por um jovem 20 anos mais novo que ele (o que demonstra confiança nas pessoas), ficou claro, que ele não veio para brincar, mas para trabalhar em equipe. Apesar do tom melancólico, como bem definiu a BBC, o certo é que foi possível perceber a firmeza e audácia com que o governo americano pretende comandar o legado recebido. Barack Obama sempre foi bom com palavras, e isso ficou claro durante a sua campanha, sendo esse talvez o grande motivo da sua eleição. Esperemos para ver agora a sua postura com os problemas que o aguardam em seu gabinete e a diplomacia com que tratará casos como do Iraque, Irã, Palestina e tantos outros. É temeroso sim, tanto é que o próprio presidente consciente do seu risco de morte (atentado - internacional ou mesmo por intrigas políticas internas) usou roupa a prova de bala (Inédito - seria baseado no filme O Terno de um Milhão de Dolares), será se a roupa do presidente o protegerá e o auxiliará no seu governo. Para nós brasileiros, acredito que temos muito a ganhar com esse governo, uma vez que as suas propostas sao condizentes com os nossos interesses como país exportador.

Que venha OBAMA!
Marcadores:
cayo silva,
estados unidos,
marketing,
Obama,
política,
presidente
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
RESPONSABILIDADE OU MARKETING SOCIAL

O que vem acontecendo com as empresas brasileiras?
Vimos nos últimos anos um corre corre para ver quem desenvolve o mmais louvável projeto de responsbilidade social e sustentabilidade. Mas por que será que isso está acontecendo? Estão realmente preocupadas com a gestão da vida no planeta ou isso seria apenas uma ação do famoso Marketing Social?
Sabemos que hoje o consumidor está mais consciente, seletivo e faz exigências outrora esquecidas ou negligenciadas pels organizações, e, uma delas é a presença de produtos e/ou serviços ecologicamente corretos, ações que considerem a comunidade a sua volta, a preocupação com o meio ambiente onde atua, enfim. São atitudes básicas de uma organização que respeita o consumidor.
Cabe agora, observar que nesse momento, os marqueteiros de plantão, seja individual ou coletivo, eles utilizam as ações obrigatórias e vendem como sendo uma questão de responsabilidade social. Ops!!! Mas espera aí, isto não está previsto em Lei? Sim, é isso mesmo, muitas vezes as bos práticas das organizações nada mais são que o cumprimento do seu dever como empresa brasileira, ela está apenas seguindo o que manda a nossa Legislação.
E pasmem, não é gozo apenas das empresas nacionais, é uma realidade global.
Mas olha só, o consumidor não é "burro" senhores administradores, aprendam a desenvolver projetos; uma empresa responsável socialmente é, na minha concepção, aquela que prega a sustentabilidade baseada nos seus valores, e estes fazem parte da sua missão e visão, não apenas pelos benefícios, muitas vezes concedidas pelos governos. É válido fazer uso do marketing para divulgar ações desenvolvidas em prol da sociedade, pois isso a tornará facilmente identificada durante o processo de seleção do consumidor, mas pensem bem, não iludam, não ignorem o poder de conhecimento e as diversas fontes de informação ao qual o indivíduo hoje tem acesso, isso pode transformar uma marca de valor em algo sem crédito no mercado global.
"Não quero uma vida de ilusão...quero apenas viver, não quero deixar para amanhã o que posso realizar hoje" (Cayo Silva, Dez. 2008)
Marcadores:
marketing,
Meio ambiente,
responsabilidade social,
sustentabilidade
Assinar:
Postagens (Atom)