segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

RESPONSABILIDADE OU MARKETING SOCIAL


O que vem acontecendo com as empresas brasileiras?
Vimos nos últimos anos um corre corre para ver quem desenvolve o mmais louvável projeto de responsbilidade social e sustentabilidade. Mas por que será que isso está acontecendo? Estão realmente preocupadas com a gestão da vida no planeta ou isso seria apenas uma ação do famoso Marketing Social?
Sabemos que hoje o consumidor está mais consciente, seletivo e faz exigências outrora esquecidas ou negligenciadas pels organizações, e, uma delas é a presença de produtos e/ou serviços ecologicamente corretos, ações que considerem a comunidade a sua volta, a preocupação com o meio ambiente onde atua, enfim. São atitudes básicas de uma organização que respeita o consumidor.
Cabe agora, observar que nesse momento, os marqueteiros de plantão, seja individual ou coletivo, eles utilizam as ações obrigatórias e vendem como sendo uma questão de responsabilidade social. Ops!!! Mas espera aí, isto não está previsto em Lei? Sim, é isso mesmo, muitas vezes as bos práticas das organizações nada mais são que o cumprimento do seu dever como empresa brasileira, ela está apenas seguindo o que manda a nossa Legislação.
E pasmem, não é gozo apenas das empresas nacionais, é uma realidade global.
Mas olha só, o consumidor não é "burro" senhores administradores, aprendam a desenvolver projetos; uma empresa responsável socialmente é, na minha concepção, aquela que prega a sustentabilidade baseada nos seus valores, e estes fazem parte da sua missão e visão, não apenas pelos benefícios, muitas vezes concedidas pelos governos. É válido fazer uso do marketing para divulgar ações desenvolvidas em prol da sociedade, pois isso a tornará facilmente identificada durante o processo de seleção do consumidor, mas pensem bem, não iludam, não ignorem o poder de conhecimento e as diversas fontes de informação ao qual o indivíduo hoje tem acesso, isso pode transformar uma marca de valor em algo sem crédito no mercado global.


"Não quero uma vida de ilusão...quero apenas viver, não quero deixar para amanhã o que posso realizar hoje" (Cayo Silva, Dez. 2008)

Um comentário:

Evaldo Lima disse...

Concordo com você em partes Cayo, acho que realmente as empresas e orgãos públicos hoje estão em busca cada vez mais de uma identificação com o consumidor e a população em geral, por isso buscam essas ações de marketing social. Em contrapartida não vejo essa mesma preocupação para o consumidor/população em estabelecer uma ligação com a empresa/orgão público, exceto claro aqueles mais esclarecidos. Essas ações buscam causar apenas aquele impacto inicial. E é esse impacto que chega aos consumidores menos esclarecidos e fazem com que essas mesmas pessoas pensem que determinada empresa tem responsabilidade social, quando realmente não é isso. Obrigação ou não, eu voto por um Marketing Social verdadeiro e com conteúdo, assim os mais e menos esclarecidos vão realmente poder escolher com qual empresa ou orgão se identificam.